Instalação e Manutenção Elétrica

23 de novembro de 2017

Tel.: (13) 3221 8261

Imagem apresenta queda de raios em área de prédios,evidenciando a importância do SPDA

Instalações de Para-Raios (SPDA)

A HTL desenvolve projetos de SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas) de acordo com a norma NBR 5419.

A empresa efetua inspeção visual preventiva, medição ohmica, manutenção corretiva, instalação de DPS (dispositivo protetor de surtos) nos painéis elétricos e emite laudos técnicos de Para-Raios com ART, com o objetivo de atestar a segurança da edificação e viabilizar que o mesmo obtenha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Serviços de SPDA oferecidos pela HTL:

  • Projeto e Instalação de Para-Raios de acordo com a norma NBR 5419.
  • Medição de resistência de aterramento.
  • Manutenção e Adequações em sistemas de Para-Raios.
  • Instalação de DPS (dispositivo protetor de surtos) em painéis elétricos.
  • Emissão de Laudo Técnico com ART assinada por Engenheiro Elétrico para atestar a segurança da edificação.

A importância do Para-Raios para proteger o seu edifício.

O Brasil é o país que registra o maior número de quedas de raios em todo o mundo, contabilizando cerca de 50 milhões de descargas atmosféricas por ano.

Por conta disso, o topo dos prédios residenciais e comerciais devem receber atenção especial por parte dos síndicos e administradoras de condomínios. Afinal, um SPDA instalado corretamente previne tanto a ocorrência de danos estruturais como também acidentes fatais causados por queda de raio no edifício.

Como o Para-Raios funciona?

O Para-Raios consiste em uma série de equipamentos que captam qualquer possível queda de raio, direcionando a descarga de forma segura através de uma rede de cabos até o solo, onde toda a energia será dissipada.

Ao contrário do que muita gente pensa, o para-raios não atrai raios, porém encaminha a energia do raio com segurança em caso de queda sobre um edifício que possua o SPDA instalado.

Existem dois tipos principais de Para-Raios: o Franklin e a Gaiola de Faraday. Em prédios com mais de 20 metros de altura é indicado a instalação dos dois sistemas, a fim de protegerem a edificação de forma conjunta.

Riscos ocasionados pela falta de manutenção do SPDA

As vistorias semestrais são importantes para garantir a segurança dos condôminos e a tranquilidade do síndico. Visto que em caso de danos estruturais e acidentes ocorridos pela falta de manutenção do SPDA o síndico pode ser responsabilizado civil e criminalmente.

Assim, manutenções periódicas realizadas adequadamente evitam inclusive que a seguradora negue pagamento de indenizações em caso de avarias decorrentes de queda de raios no prédio.

Algumas pessoas acreditam que o SPDA é suficiente para proteger a rede elétrica do condomínio, mas o Para-Raios resguarda principalmente as pessoas e a estrutura do prédio. A instalação de DPS (dispositivos protetor de surtos) nos painéis elétricos de áreas comuns é o que assegura a integridade de equipamentos eletroeletrônicos como as câmeras de vigilância e a placa do elevador.

Para que serve o Laudo do SPDA?

O laudo do SPDA atesta que o edifício possui um sistema de proteção adequado contra descargas atmosféricas. Esse laudo deve ser emitido anualmente, o qual contem itens como medições de resistências de aterramento, registros fotográficos dos equipamentos de para-raios e ART com assinatura de um engenheiro elétrico.

A ART do para-raios é obrigatória para que qualquer prédio possa obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), sendo que essa vistoria atesta que o condomínio está com suas obrigações de segurança em ordem.

A norma NBR 5419 determina que o SPDA seja vistoriado visualmente a cada 6 meses a fim de se verificar se houveram desgastes no sistema e se o mesmo precisa de reparo.

Lembrando que o laudo também deve ser emitido sempre que houver reparo ou alteração no SPDA, ou ainda queda de raio sobre o edifício. Os prédios situados em regiões litorâneas, como é o caso dos edifícios nas cidades de Santos e São Vicente no estado de São Paulo, por exemplo, devem contratar uma empresa para realizarem a emissão do Laudo de SPDA a cada 1 ano, mesmo que não ocorra nenhuma das situações citadas acima.

Seu edifício está precisando de instalação de para-raios ou de emissão de laudo de SPDA em Santos ou São Vicente? Então ligue para (13) 3221-8261 e agende uma visita conosco.

Solicite um orçamento sem compromisso!